domingo, 4 de julho de 2010

Vida de pobre na Irlanda

Estava lendo está semana na coluna de econômia do Irish Times que pessoas que ganham EUR 1.000 por mês ( R$ 2.300,00 ) são consideradas de classe C ( vulgo pobre ) é engraçado, pois essa é a média da renda dos estudantes que seguem as leis da imigração ( tendo visto permitido para trabalhar 20 p/w em período de estudo e 40 h/w em holiday ). Só que fazendo a comparação do pobre vivendo aqui e no Brasil, as condições de vida são absurdamente diferentes, primeiramente, você não entra no mês seguinte com saldo no vermelho, pobre aqui não passa fome, não pena no SUS para um atendimento médico, tem moradia digna, boas condições de transporte, lazer, incluindo viagens 1 vez por mês ( graças à Ryanair ). Ser pobre na Irlanda não é tão difícil.

O outro lado da moeda: Para os Irlandeses, europeus e imigrantes que possuem WP ( work permit ) a coisa ainda é melhor. O governo paga uma ajuda de custo para o desempregado de até 800 euros/mês, ajuda de custo de até 120 auxilio maternidade e casa popular pagando 40 euros mês ( isso somente para quem possui cidadania irlandesa ). É claro que se for comparar a população irlandesa nem chega aos pés da população Nordestina. Por exemplo, em Dublin a capital da irland, possui uma média de 500 mil habitantes, a mesma população de Feira de Santana – Ba ( minha terra natal ), o controle organizacional e administrativa consegui ser mais efetiva pela dimensão de território e população, mas existe um aspecto importante nessa historia. Corrupção de fato em qualquer lugar existe, mas quando ela não se permeia por todos os âmbitos fica mais fácil de ser controlada, unindo isso o compromisso político o que nos falta em nosso poder executivo.

Sou pobre, mas sou limpinho!!!

:: Renata Brasil ::

2 comentários:

  1. Gostei muito do post! Você é uma pessoa inteligente, por conseguinte, formadora de opinião! Gostaria que visitasse meu blog o Eticamicina... Estou disponibilizando o cartão do BOLSA PALHÇO para que quiser colocá-lo como selo em seus blogs, precisamos difundir essa ideia! E é preciso rabiscar assim todos os dias! rs

    ResponderExcluir